A Competição

A Liga Mundial foi criada em 1990 como parte de um programa de marketing que se tornou marca registrada da atuação da FIVB no final do  século XX. A ideia foi promover o voleibol em escala mundial através do estabelecimento de torneios anuais que despertassem o interesse do público em todos os continentes.

 

Até o início da década de 90, as competições internacionais envolvendo times de alto nível tinham lugar apenas em ciclos de quatro anos, como os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial, e eram usualmente confinadas a apenas uma cidade ou país-sede.

 

A Liga Mundial, ao contrário, foi projetada para ocorrer anualmente, com um sistema rotativo de cidades-sede que permite a cada equipe ser  mandante de certo número de partidas durante a fase preliminar. Restrições adicionais para participação tais como a obrigatoriedade de transmitir os jogos pela televisão, garantiam ainda intensa cobertura da mídia.

 

Este evento é considerado uma das principais competições organizadas pela FIVB e onde o Brasil foi campeão nove vezes, sendo a seleção com o maior número de títulos conquistados.

 

O torneio é transmitido todos os anos para mais de 100 países. No caso do Brasil, a Rede Globo de televisão é a detentora exclusiva dos diretos  de transmissão do evento, exibindo todos os jogos em rede nacional, em parceria com o canal SporTV.

Patrocinadores

Curta Nossa Página

Últimas do Twitter

CBV
Quatro amistosos, quatro vitórias! Essa é a sequência do Brasil diante dos Estados Unidos nessa… https://t.co/mxqErpKmEI
CBV
Galera já saindo do hotel pro último amistoso do Brasil contra os Estados Unidos! A partir das… https://t.co/VNke3jiF5v
Follow CBV on Twitter