Vôlei do Seu Jeito foi movido a emoção e diversão no segundo dia

Publicado em: 26/06/2017 10:01

Os embaixadores, Giba, Emanuel e Elisângela (Lili) vivenciaram momentos emocionantes nas visitas realizadas neste domingo (25.06) no Hospital São Vicente - FUNEF e na instituição filantrópica Pequeno Cotolengo Paranaense. Os ex-atletas compartilharam ao longo do dia o movimento Volleyball Your Way  - Vôlei do Seu Jeito, criado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que tem o apoio da  Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e da Federação Paranaense de Voleibol (FPV). 

O objetivo do movimento é celebrar o voleibol em todas as suas formas, independentemente de como ele é jogado e visa reunir pessoas de qualquer idade, estimulando a prática de diferentes maneiras. As ações serão realizadas antes, durante e após a realização da Fase Final da Liga Mundial, que acontece em Curitiba entre os dias 4 a 8 de julho.

Pela manhã, os embaixadores foram recebidos, no Hospital São Vicente - FUNEF, por pacientes e seus familiares. Primeiramente, participaram de um bate-papo na sala de eventos, onde os ex-atletas compartilharam suas experiências, responderam à perguntas e fizeram uma dinâmica com balões que simbolizam o movimento Vôlei do Seu Jeito. Em seguida, foram entregues camisetas e sorteadas bolas. Logo após, Giba, Emanuel e Elisângela visitaram pacientes em seus leitos, vivenciando momentos emocionantes de muito carinho e receptividade.

Giba, que foi diagnosticado com leucemia quando criança, levou uma mensagem de  superação aos pacientes. Emocionado, o ex-atleta, afirmou que cada hospital, cada paciente, seus sintomas e histórico familiar, têm suas particularidades e por isso faz questão de partilhar, sempre que pode, um pouco de sua história, levando uma mensagem positiva.

"O Importante é que quando estamos fazendo essas visitas, sentimos uma segurança muito grande em passar uma boa energia para essas pessoas. A gente percebe que um abraço às vezes muda a vida deles. Como uma senhora que acompanhava seu marido em recuperação hoje, e que me recebeu com lágrimas nos olhos e muito carinho. Então são momentos assim, de grande emoção, que não tem dinheiro que pague. Isso causa um impacto na vida deles muito positivo. Nós somos privilegiados por sermos reconhecidos através do esporte, por isso, fico muito feliz em ser recebido com tanto carinho por essas pessoas e estar junto, rezando por elas e passando uma energia positiva nesse momento de tanta dificuldade", declarou Giba.

Referência na área oncológica, o Hospital São Vicente - FUNEF ocupa a segunda posição no Paraná em número de transplantes hepáticos. De acordo com o diretor-presidente, Charles London, a visita dos embaixadores é de extrema importância e ficará marcada na história dos pacientes e seus familiares. "Essas ações de interação com a comunidade é de suma importância para o hospital, especialmente para os pacientes que têm essa oportunidade de receber a visita de seus ídolos do esporte, pois, muitos deles acabam ficando vários dias internados e isso acaba sendo um grande gesto de carinho, importante na fase de recuperação", comentou Charles.

À tarde, foi a vez da instituição filantrópica Pequeno Cotolengo Paranaense receber com uma verdadeira festa os embaixadores que vivenciaram uma experiência única em suas vidas.  O local tem cerca de 200 moradores com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de todas as idades que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco, e que recebem na instituição acolhimento, educação e saúde, tudo feito com muito carinho para oferecer qualidade de vida a cada um deles.

O diretor-presidente da instituição, Padre Renaldo Amauri Lopes, comentou sobre a importância da visita dos ex-atletas e a alegria em poder proporcionar um momento de grande integração com os moradores do Pequeno Cotolengo. "Esse encontro significa também um grande reconhecimento público da instituição e nos alegra muito. Isso nos dá credibilidade porque como vivemos de doações, a transparência é nossa prioridade. Então receber visitas ilustres assim significa que estamos acertando e vale à pena continuar  investindo no trabalho. Ter esse reconhecimento não tem preço porque faz com que os embaixadores compartilhem que há instituições e pessoas que valem à pena acreditar", afirmou Padre Renaldo.

Extasiado, Emanuel resumiu o dia como uma grande missão cumprida para um atleta que sempre é referência para as pessoas. "Acredito que é fundamental essa interação do esporte com hospitais e instituições sociais porque é um fator motivador. Como a maioria dessas pessoas já conhecem o nosso nome, então a gente vai para levar uma mensagem de autoestima e confiança para elas. Hoje vivenciamos momentos de muita humanização. Algumas pessoas diziam que somos heróis, mas estamos acessíveis. Isso é um sentimento para mim, como atleta, fundamental porque trabalhei a minha carreira toda querendo ser um herói para nessa hora poder motivar outras pessoas", declarou Emanuel.

Os ingressos para a Fase Final da Liga Mundial podem ser adquiridos pelo site do Atlético Paranaense ( https://www.ingressoscap.com.br/ ), na loja da Disk Ingressos no Shopping Palladium e nos quiosques Disk Ingressos do Shopping Mueller, Shopping Estação e Shopping Crystal. A compra do ingresso permite acesso aos dois jogos de cada dia do evento.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais